segunda-feira, novembro 11, 2013


Estou morando na Irlanda!

Queria muito ter feito esse post no minimo à 3 meses atrás, mas foi tanta correria pra compras de passagens, programação da viagem, despedidas, adaptação a nova vida e afins que ficou difícil fazer algo aqui!

Uma coisa que posso afirmar pra vocês: Está sendo uma das melhores experiências da minha vida. Ainda tenho alguns surtos de não acreditar que isso está acontecendo pra mim!

Então, aos que não sabem, estou fazendo intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras que é um programa do governo brasileiro para estudantes de ensino superior.
Muita gente me pergunta como consegui entrar nesse programa, então vou tentar explicar aqui um pouco da minha experiência.


O programa tem uma plataforma (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf) que você, que se interessou, deve acessar e ler. Ler tudo o que puder, dessa forma você vai conseguir entender como o CsF funciona. Nessa plataforma estão os editais passados e atuais, bem como o calendário de chamadas do programa.

Primeiramente você deve se preocupar em fazer um teste de proeficiência na lingua do país escolhido. No caso do Inglês existe o TOEFL e o IELTs. Países de outras línguas possuem seu teste também e por isso o edital da chamada deve ser lido para que você saiba o que precisa para se increver. Esse teste de proeficiência vai medir o seu conhecimento na língua escolhida. Cada país tem a sua nota mínima para ingeresso nas universidades. Após isso você se inscreve no site escolhendo sua área prioritária como está escrito nos editais das chamadas. Depois disso a sua faculdade vai ou não te homologar para que você possa continuar concorrendo a uma vaga. Cada universidade tem o seu pré requisito para essa homologação. No caso da UFOP era um certo coeficiente e número máximo de matérias reprovadas.

Após essa etapa, você passa pela homologação da CAPES e se você estiver dentro dos critérios estipulados no edital (incluindo nota no ENEM, sim nota do ENEM) ela te recomenda para as instituições de ensino do pais escolhido. Cada instituição tem seu critério e você tem que optar por 3 e enviar os documentos pedidos, como carta de recomendação, histórico traduzido, a nota do seu teste de proeficência. A partir daí você deve esperar a intituição te aceitar.  (Aaah, se vc não conseguiu nota o suficiente no teste para entrar no programa, não desista, você ainda pode conseguir um curso no idioma). Parece complicado, é um pouco burocrático, mas compensa. 

Bom, isso era uma das coisas que queria muito escrever aqui.
Depois vou postar mais sobre a minha cidade e a instituição em que estudo! 







0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t